sábado, 4 de abril de 2020

53 anos da Bandeirantes

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ROSELITA LOPES DE ALMEIDA FREITAS ...A Rede Bandeirantes (conhecida informalmente como Band) é uma rede de televisão aberta comercial brasileira pertencente ao Grupo Bandeirantes de Comunicação. Entrou no ar no dia 13 de maio de 1967 pelo canal 13 VHF. Seu fundador foi João Jorge Saad, que contou com a ajuda do sogro, o político Ademar de Barros, antigo proprietário da Rádio Bandeirantes. Atualmente, a emissora é presidida por Johnny Saad, filho de João Saad. É a quarta maior rede de televisão do país em audiência e faturamento. Ficando apenas atrás da Record TV que se mantém como a terceira maior emissora do país. Seu sinal é distribuído para todo o Brasil por meio das suas emissoras próprias ou afiliadas, televisão por assinatura e no exterior pela Band Internacional.
A emissora foi a primeira do Brasil a produzir toda a sua programação em cores, em 1972,  e a primeira a fazer uma transmissão via satélite, sendo a rede pioneira na utilização de um canal exclusivo de satélite para suas transmissões simultâneas no Brasil, em 1982. Em 1990, quando se chamava Bandeirantes, a emissora resolveu mudar o nome para "BAN". Porém, isso não agradou o público e voltaram a se chamar Bandeirantes. Ela só começou a usar o nome Band, que foi trazido para o vídeo vindo da Rádio Bandeirantes na cobertura televisiva do carnaval de 1995. Na mesma ocasião, a rede foi a primeira emissora brasileira a inserir seu logotipo no canto do vídeo, a chamada marca d'água.
Ficou bastante conhecida nas décadas de 1980 e 1990 como "o canal do esporte",  em razão de haver transmitido os mais variados gêneros esportivos, sendo a primeira a transmitir a Fórmula Indy, a NBA,  e os campeonatos de futebol italiano e espanhol.  As coberturas jornalísticas foram outro reconhecimento da Bandeirantes, na realização de debates entre candidatos políticos na televisão: foi a segunda a fazer um debate para governador de São Paulo em 1982 e em 1989 foi a primeira a realizar um debate entre os candidatos para Presidente da República.
CINEMA QUE NÃO VOLTA MAIS: NO DIA 13 DE MAIO DE 2017, A REDE ...
TELENOVELAS:
Entre 1967 e 1970 a emissora exibiu sete telenovelas de forma contínua: Os Miseráveis, A Moça do Sobrado Grande, Ricardinho: Sou Criança, Quero Viver, Nunca É Tarde Demais, Era Preciso Voltar, O Bolha e As Asas São para Voar, seguida por outra fase, entre 1979 e 1983, com a exibição de mais 19 telenovelas de forma contínua: Cara a Cara, O Todo Poderoso, Pé de Vento, A Deusa Vencida, Cavalo Amarelo, Um Homem muito Especial, O Meu Pé de Laranja Lima, Dulcinéa Vai à Guerra, Rosa Baiana, Os Imigrantes (primeira fase e adaptação posterior), Os Adolescentes, Ninho da Serpente, A Filha do Silêncio, Renúncia, Campeão, Sabor de Mel, Braço de Ferro e Maçã do Amor, tendo retomado a produção de obras de teledramaturgia em duas oportunidades posteriores, na década de 1990 e na década de 2000. 

Entre 1995 e 1999 cinco telenovelas foram produzidas pela emissora: A Idade da Loba e O Campeão, tendo sido as três últimas - Perdidos de AmorSerras Azuis e Meu Pé de Laranja Lima - todas escritas por Ana Maria Moretzsohn. Outras quatro telenovelas seriam produzidas entre 2005 e 2008: Floribella seria a primeira e mais bem-sucedida produção. Exibida de forma bem-sucedida entre 2005 e 2006, em duas temporadas distintas, intituladas Floribella e Floribella 2 e escritas por Patrícia Moretzsohn e Jaqueline Vargas .
Paixões Proibidas, de Aimar Labakj e Dance Dance Dance, de Yoya Wursch  ocupariam posteriormente o horário destinado à exibição de telenovelas na emissora, assim como Água na Boca, de Marcos Lazarini, exibida em 2008. Após o encerramento de Água na Boca, a emissora não demonstraria interesse em produzir novas telenovelas, em razão da última ter sido um fracasso em audiência.
Atualmente, os direitos sobre as telenovelas da Rede Bandeirantes foram comprados pelas seguintes emissoras: Fox Life Brasil, que reapresentou a segunda versão de Meu Pé de Laranja Lima; Ulbra TV, que reapresentou as três primeiras fases de Os Imigrantes; TV Diário, que reapresentou a segunda versão de Meu Pé de Laranja LimaSerras Azuis e Dance Dance Dance (esta última adquirida também pelo Boomerang); e a Rede Vida que reprisou a segunda versão de Meu Pé de Laranja Lima e Os Imigrantes.
A Bandeirantes também já reapresentou uma trama de outra emissora, Mandacaru, produzida pela concorrente   extinta   Rede Manchete, e que foi comprada pela Band e reapresentada em 2006.
Bandeirantes | NRTV - Audiência da TV Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário